< Voltar
2023-03-23 20:20

A cortiça, é a casca do sobreiro - Quercus Suber L. - o que significa que é um tecido vegetal 100% natural. 

É um dos produtos naturais mais caraterísticos de Portugal e está presente em todo o nosso dia-a-dia.

A cortiça é um produto de muitos predicados, e por isso mesmo, uma opção magnífica para dar forma às rolhas que vedam os nossos vinhos e os dos nossos vizinhos há séculos.


 

Entre as suas qualidades, ela é leve (uma rolha contém cerca de 90% de ar ou gás semelhante), compressa (dadas pelas 750.000.000 de células), impermeável e elástica. É um ótimo isolante térmico, acústico e de vibração. É resistente ao atrito, flexível e impermeável (resistente à humidade e temperatura e consequentemente, à oxidação). Todas estas características garantem a recuperação da sua forma inicial e adaptação ao gargalo da garrafa.

 

Esta adaptação é dinâmica ao longo do tempo, uma vez que acompanha as dilatações e contrações que o vidro sofre devido às variações da temperatura ambiente, assegurando assim a estanquicidade da garrafa


Para quem não sabe, a rolha é o produto mais famoso na indústria da cortiça, o mais produzido e o mais exportado, isto porque Portugal é o maior fabricante de cortiça do mundo (51%) devido à quantidade de sobreiros existentes no Alentejo e Algarve. Mais de 12 mil milhões de garrafas de vinho por ano, são vedadas com cortiça mantendo intactas todas as qualidades desse néctar durante séculos. É considerado um vedante de excelência escolhido por mais de 70% dos produtores mundiais.


Esta relação entre a rolha de cortiça e o vinho remete-nos para o antigo Egipto quando era usada como vedante para as ânforas.
 

Na Abadia Rural, pode encontrar todo o tipo de rolhas e tamanhos, desde as naturais até às sintéticas, cónicas, com cápsula de madeira e com cápsula plástica preta.


Estas podem ser usadas para todos os tipos de vinho, independentemente do tempo de rotação do vinho e da garrafa, mas para os mais habilidosos também podem ser usadas em decoração e arte.


As rolhas de cortiça naturais são as mais comercializadas até porque sofrem um controlo de qualidade pelos nossos fornecedores.
 

Saiba mais sobre os nossos produtos em: Abadia Rural - Tampas e Rolhas

Comentários
Desenvolvido por: Creoconcept.com | MyCsite.com v4.9 - web design e criação de lojas online | Sitemap